sexta-feira, 4 de julho de 2008

PRÉ MUSICA

s crianças aprendem a ouvir
e diferenciar sons, ritmos
e volume e percebem que
um som pode ser grave ou agudo,
curto ou longo, forte ou suave.
A iniciação musical mantém uma
forte relação com o brincar. Nesse
aprendizado, os pequenos exercitam
também habilidades que serão úteis
nos anos seguintes, como a métrica
e as noções de rima e ritmo.

IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De 30 a 45 minutos.
ESPAÇO> Sala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIAL> Um aparelho de som e fitas
cassete ou CDs variados.
OBJETIVO> Descobrir o contraste entre
som e silêncio.
Você fica no controle do aparelho de som.
Enquanto a música toca, as crianças devem
caminhar ou dançar – pode ser ou não no ritmo.
Quando a música pára, elas também param
imediatamente do jeito que estão e ficam
sem se mexer até a música recomeçar.

IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De 30 a 45 minutos.
ESPAÇO> Sala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIAL> Sucata e objetos recicláveis (como
latas, papelão, caixas, embalagens e palitos de sorvete),
grãos, bexigas, conchas, pedrinhas, elásticos, cola,
tesoura e fita adesiva.
OBJETIVOS> Experimentar a produção de sons;
conhecer o funcionamento de instrumentos musicais;
e exercitar a criatividade.
A aula de artes se mistura à de música nesta
atividade. A idéia é trabalhar à vontade com sucata.
Estimule a criança a criar um instrumento ou a fazer
uma nova versão de um que já existe, utilizando
o material disponível. Uma latinha cheia de grãos
vira um chocalho; tampas de plástico e embalagens
de ovos, quando tocadas com uma varinha, produzem
o som de uma bateria; um cesto de lixo de pontacabeça
vira um tambor; um pedaço de papelão
ondulado se transforma em um reco-reco... Outra
opção é o tambor de bexiga, feito com uma lata vazia.
Cubra a boca da lata com um pedaço de bexiga
e prenda-a com um elástico. Latas de diferentes
formas e tamanhos produzem sons diferentes.
Nessa idade, é mais importante estimular a pesquisa
sobre a produção de sons do que ensinar a tocar
um instrumento. Providencie alguns instrumentos
musicais ou peça à turma que traga de casa.
Distribua-os entre as crianças e deixe-as livres
para explorar todas as potencialidades sonoras.

IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De 30 a 45 minutos.
ESPAÇO> Sala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIAL> Tambores, chocalhos, xilofones, triângulos,
reco-recos, instrumentos de sopro e de cordas etc.
OBJETIVOS> Explorar sons e descobrir instrumentos musicais.
IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De 30 a 45 minutos.
ESPAÇO> Sala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIAL> Um gravador, cascas de coco,
apitos, papelão e papel celofane.
OBJETIVO> Descobrir os efeitos sonoros
de alguns materiais e como reproduzi-los.
Transformar o texto de um livro em uma história
narrada pelo rádio, como uma radionovela, é uma
proposta interessante para fazer a turma pesquisar
e reproduzir sons. Numa primeira atividade, conte
uma história e proponha que ela seja dramatizada
por meio de sons. Planeje com a garotada quais
ruídos serão reproduzidos e como isso será feito.
Alguns exemplos de sons que os pequenos podem
ser estimulados a criar: toque do telefone,
tique-taque do relógio, galo ou pássaros cantando,
barulho do mar. Com objetos, eles vão imitar sons
como o trote de cavalos (batendo cascas de coco),
crepitar do fogo (amassando papel celofane), abrir
garrafa com rolha (fazendo o som com o dedo
na boca) etc. Numa segunda atividade, é hora
de recontar a história com sons. A atividade pode
ser feita ao vivo ou registrada com um gravador.

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