Internet se oferece como uma janela de conversação e a escrita e a leitura passam a ter outra significação. O sentido da troca se estabelece e o foco na internet como vitrine de trabalhos prontos é superada.
Assuntos mais freqüências falados são blogs
Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem: do “ensino na rede” a “aprendizagem em rede”
A educação na virtualidade, do mesmo modo que na presencialidade, pode ocorrer sob distintas orientações educativas. Ambientes concebidos para desenvolver propostas de ensino – ambientes para ensinar – buscarão simular a organização da escola tradicional. Ambientes concebidos para mediação da aprendizagem buscarão dar suporte às interações e às produções individuais e coletivas.
Ambientes para ensinar-Suporte para o conhecimento
Ambientes para aprender – novas formas de conceber a praticar a educação – conhecimento nasce da duvida, incerteza, da necessidade da busca de novas alternativas, do debate, da troca.
Ao professor cabe a função de promover a aprendizagem, estimular o diálogo, provocar a emergência de situações de dúvidas (desequilíbrios) e apoiar as reconstruções (novos conhecimentos);
• Ao aluno cabe uma postura ativa, a ele cabe experimentar, compartilhar, criar, interagir para compreender.
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem assumem uma nova organização, prevendo a articulação dos espaços, buscando superar as fragmentações disciplinares. Os instrumentos de comunicação são sintonizados com a criação de práticas interdisciplinares e com a busca de relações dialógicas entre professores e alunos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário