quarta-feira, 2 de julho de 2008


Internet se oferece como uma janela de conversação e a escrita e a leitura passam a ter outra significação. O sentido da troca se estabelece e o foco na internet como vitrine de trabalhos prontos é superada.

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Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-aprendizagem

Ambientes virtuais de aprendizagem: do “ensino na rede” a “aprendizagem em rede”



A educação na virtualidade, do mesmo modo que na presencialidade, pode ocorrer sob distintas orientações educativas. Ambientes concebidos para desenvolver propostas de ensino – ambientes para ensinar – buscarão simular a organização da escola tradicional. Ambientes concebidos para mediação da aprendizagem buscarão dar suporte às interações e às produções individuais e coletivas.


Ambientes para ensinar-Suporte para o conhecimento

Ambientes para aprender – novas formas de conceber a praticar a educação – conhecimento nasce da duvida, incerteza, da necessidade da busca de novas alternativas, do debate, da troca.



Ao professor cabe a função de promover a aprendizagem, estimular o diálogo, provocar a emergência de situações de dúvidas (desequilíbrios) e apoiar as reconstruções (novos conhecimentos);


• Ao aluno cabe uma postura ativa, a ele cabe experimentar, compartilhar, criar, interagir para compreender.


Ambientes virtuais de aprendizagem


Ambientes virtuais de aprendizagem assumem uma nova organização, prevendo a articulação dos espaços, buscando superar as fragmentações disciplinares. Os instrumentos de comunicação são sintonizados com a criação de práticas interdisciplinares e com a busca de relações dialógicas entre professores e alunos.















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